Complementação de estudos

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Por que existem as estações do ano?

    Olá pessoal,

         vamos complementar nossos estudos sobre movimentos da Terra?
 

         Acessem: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-existem-as-estacoes-do-ano

         e aprendam um pouco mais porque existem as estações do ano.

         Bom estudo.

Como nasceram as estrelas Clarice Lispector

      Convido, todos os alunos e em especial os dos 6ºs anos, a lerem o livro de Clarice Lispector
      "Como nasceram as Estrelas"  doze lendas brasileiras.

       Por que esse livro?
       Por vários motivos: pela autora, pelo mes do folclore e pelos índios brasileiros, em especial os bororós.

       Boa leitura a todos!

       Acessem: http://portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/ClariceLispector.pdf

terça-feira, 24 de julho de 2012

Mudanças climáticas e Saúde

  Olá pessoal dos 7ºs anos

       Vamos iniciar nossos estudos sobre Clima e Saúde utilizando uma cartilha disponível no site abaixo.

       Cliquem para acessar:
       http://www.greenpeace.org.br/clima/pdf/cartilha_clima.pdf

       Bons estudos a todos!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Astronomia para amadores

Olá pessoal dos 6ºs anos,

    Aqui está um site que utilizaremos em nossos estudos de Astronomia.

    Acessem: http://www.astromador.xpg.com.br/historia.htm

               
 
         
   

domingo, 15 de julho de 2012

Cartilha Astrofísica

   Olá pessoal dos 6ºs anos!

       Vamos estudar um pouco de Astronomia e para isso usaremos a Cartilha Astrofíca (do INPE) como guia, ok?
       Então, mãos à obra.

       Bons estudos, a todos.
     
       Acessem: http://www.inpe.br/ensino_documentacao/difusao_conhecimento/cartilhas_didaticas.php

domingo, 1 de abril de 2012

A lenda dos ovos de Páscoa


Uma história com a magia do coelhinho e do jogo da "caça aos ovos de Páscoa."

Segue o link para baixar a lenda dos ovos de páscoa:
http://www.esoterikha.com/presentes/mensagens-pascoa/a-lenda-dos-ovos-de-pascoa.pps

PÁSCOA

 Qual o significado da Páscoa?
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.
Para os cristãos, a Pàscoa celebra a ressureição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunidos.
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach ou Passover recorda a travessa dos judeus do Egito até a Terra Prometida -marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho -comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
- Páscoa Cristã -lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
- Páscoa Judaica -travessia pelo Mar Vermeho, da escravidão à liberdade.
Além de toda a significação religiosa a Páscoa é uma comemoração alegre para as crianças, pois é repleta de símbolos, ovos coloridos e muitas brincadeiras divertidas.

Entre os símbolos que marcam a comemoração da  Páscoa, temos:
O coelho da Páscoa representa a abundância de vida, pelo fato da prole deste animal ter um grande número de filhotes. Isto se relaciona com o cristianismo pela perspectiva da Vida Nova anunciada por Jesus em sua ressurreição, além de lembrar a fecundidade da palavra de deus entre os povos. Estesímbolo foi trazido para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. Era tradição em vários países  contar às crianças que o coelho visitava as casas e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem, tradição esta que ocorre até os nossos dias e é bem divertida!
O ovo de Páscoa simboliza o começo da vida, por isso eram oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente não existiam ovos de chocolate, então usava-se ovos cozidos e depois decorados. Essa tradição continua em muitos países até hoje, mas...
Depois de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!
A colomba pascal tem o formato da "pomba da paz" que significa a vinda do Espírito Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na vila de Pavia, na Itália, onde um confeiteiro teria evitado a invasão da vila oferecendo este agrado ao rei, mantendo assim a paz local.
O mais antigo símbolo da Páscoa é o cordeiro. De acordo com o Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com pães ázimos (sem fermento) e com sacrifício de um cordeiro como recordação da libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Já no Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de deus sacrificado uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade.
Círio Pascal é uma vela acesa que significa o renascimento e a luz que ilumina nossos caminhos. Em muitos locais é comum o círio pascal ser transportado de um local à outro nas procissões.
Já o girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim com essa flor acompanha a luz do Sol onde quer que esteja.
O símbolo da despedida de Jesus entre os apóstolos antes de ser crucificado é o pão e o vinho. Eles marcam também o anuncio de uma nova vida quecomeçaria em breve.
Na mesa o almoço de Páscoa, nada mais adequado que colocar trigo e uva, que representam o pão e o vinho da Santa Missa.
Os sinos da Páscoa cantam a alegria da ressureição e soando junto com os cânticos de aleluia para anunciar novos tempos e alma nova para o povo.
 Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/pascoa.html

domingo, 18 de março de 2012

Céu do mês de março - 2012


                                                       Planetas do mês de março - 2012

Explicando a Seleção Natural

                                  Uma maneira , bem simples, para entender a Seleção Natural.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Chovendo na roseira - Tom Jobim


                                                    ... Olha que chuva boa prazenteira
                                                        Que vem molhar minha roseira
                                                        Chuva boa criadeira
                                                        Que molha a terra
                                                        Que enche o rio
                                                        Que limpa o céu
                                                        Que trás o azul ...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Possibilidades das diferenças

Ver capacidades é mais produtivo do que ver deficiências... Neste vídeo vocês verão uma joaninha, uma minhoca e uma borboleta, ambas querendo se alimentar de uma mesma maçã, mas cada uma apresenta uma dificuldade para chegar até à fruta. Vejam que lindo trabalho de equipe...


Este é o caminho, aproveitar as potencialidades de cada um, dentro da diversidade, para fazer uma grande ação. Somos todos iguais, porém com diferenças nas habilidades e capacidades físicas e mentais e estas diferenças podem ser superadas quando temos o apoio e a aceitação dos outros.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

vídeo sobre o livro O Velho e o Mar Ernest Hemingway

THE OLD MAN AND THE SEA ( O VELHO E O MAR) Rússia/Canadá/Japão, 1999.Direção de Aleksandr Petrov. Ganhador do Oscar em 2000 como melhor curta animado, a adaptação do clássico de Ernest Hemingway, "O Velho e o Mar" é uma obra prima do animador Alexander Petrov. O curta com pouco mais de 20 minutos de duração, demorou pouco mais de 2 anos para ser produzido pois Petrov pintou a óleo e fotografou cada um dos 29 mil frames em quadros de vidro. Para quem não sabe, O Velho e o Mar foi o último livro de Hemingway publicado durante sua vida e conta a história de um velho pescador que decide enfrentar o alto mar em busca em busca de um peixe gigante.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

2012 ANO DA ENERGIA SUSTENTÁVEL

     Especial: 2012 Ano da Energia Sustentável


O ano de 2012 promete ser voltado para a conscientização ambiental e utilização de energia sustentável, pois a ONU – Organização das Nações Unidas já estabeleceu que será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
Energia sustentável é a energia que pode ser utilizada sem danos ao meio ambiente e aos seres vivos. Inclui todas as formas de energia renovável e tem influência direta em nosso cotidiano, pois mais praticamente tudo que fazemos utiliza alguma forma de energia.
Segundo documento emitido pela ONU, o objetivo principal da campanha para este ano é “incentivar e impulsionar a conscientização para as questões energéticas, incluindo os serviços modernos de energia para todos, o acesso à disponibilidade e eficiência energética, a sustentabilidade e o uso das fontes de energia para a realização das metas do Desenvolvimento do Milênio, do Desenvolvimento Sustentável e a promoção de todas estas ações a nível local, nacional, regional e internacional”.
A ONU também apresentou dados relativos à utilização de energia a nível mundial, apontando que mais de 1, 4 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a energia, e isso acarreta problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico.
Formas de gerar energia renovável
O uso da energia renovável é a forma mais apropriada de gerar energia sem poluir o ambiente, pois utiliza recursos que são devolvidos ao ambiente, muito diferente dos combustíveis fósseis, que, quando utilizados, causam poluição e não se reinteram novamente ao meio ambiente. Veja alguns exemplos:
Energia solar: proveniente do sol, é captada por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica. É utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Energia Eólica: é aquela gerada pelo vento. Para sua captação grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Pode ser utilizada em residências, indústrias, fazendas, etc.
Energia Geotermal: é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade. Sua produção deve ser feita através de rigoroso controle técnico, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada.
Biodiesel: é um combustível renovável, produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). É usado basicamente em veículos.
Biomassa: é a energia proveniente da matéria orgânica (esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos) produzida numa determinada área de um terreno. Essa matérias orgânica gera gases que são transformados, nas usinas específicas, em energia.
BioGas: é um biocombustível produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal). Pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica e para isso é necessário usar geradores elétricos específicos.
http://www.smartkids.com.br/especiais/energia-sustentavel-02.html
Energia renovável no Brasil e no mundo...
O Brasil é um país com grande capacidade para produzir energia renovável. Para você ter uma ideia só de energia eólica o potencial é de 350 000 megawatts, mas pelas políticas governamentais hoje produziria apenas 981 megawatts. Tudo isso sem contar com outras formas de energia limpa, como a energia solar, já que recebemos luz solar durante a maior parte do ano, em qualquer região. Assim, nosso país ainda está bem longe do caminho para utilização de energia limpa, daí a importância das ONGs e outras instituições voltadas para questões ambientais, para pressionar e cobrar dos órgãos competentes atitudes mais coerentes com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente.
Mundo afora o quadro também não é diferente: segundo a Agência Internacional de Energia, atualmente as fontes de energia renovável são responsável por apenas 12% da matriz energética mundial. Entre os países com contribuições mais significativas está a China, que produziu cerca de 16 000 megawatts de energia renovável em 2010. Já a Índia produz 13 000 megawatts de energia eólica. Na Alemanha, 9,3% da energia produzia vem desta fonte de energia, pouco em comparação a Dinamarca, que é de 24%.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje...
Em outubro de 2011 foi realizada uma audiência pública na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília. Na ocasião foram discutidas propostas para regulamentar e incentivar o uso de mecanismos para a geração de energia renovável em pequena escala, como biomassa, solar e eólica. Entre as propostas a mais próxima de ser concretizada é a possibilidade de haver desconto e reduzir o valor gasto com o consumo de energia para quem instalar painéis fotovoltaicos ou pequenas turbinas eólicas em sua residência. Muitas empresas já estão pensando, e até trocando o sistema convencional de utilização de energia pelas formas eólica ou solar, pois, mesmo sem ter incentivos do governo, a economia é imensa e a contribuição ao meio ambiente também!
E você??? Já sabe o que pode fazer agora para contribuir com a sustentabilidade da energia??? Aqui estão algumas dicas...
Curiosidades:
A Eco-92 ou II Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi realizada no Rio de Janeiro, em junho, de 1992, reuniu 114 chefes de Estado, 10 mil jornalistas e 40 mil militantes de 3.200 ONGs. O encontro foi encerrado com a assinatura da Agenda 21, um documento de 840 páginas, prevendo uma série de estratégias globais de desenvolvimento sustentado. Em 2012, vinte anos depois, já está marcado na agenda mundial novo encontro, também no Rio de Janeiro, ocasião em que será avaliado os avanços em relação à primeira reunião, as dificuldades encontradas e a renovação de metas para o meio ambiente. Esse encontro promete!
http://www.smartkids.com.br/especiais/energia-sustentavel-02.html