Complementação de estudos

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Li, gostei e indico a leitura do livro: A biblioteca mágica de Bibbi Bokken de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup


Uma das coisas que me chamou a atenção para ler este livro foi o fato de já conhecer um dos seus autores, Jostein Gaarder, o mesmo de “O mundo de Sofia”. Outra foi a palavra “biblioteca” no seu título. Isso bastou para despertar o meu interesse e fazer com que eu o lesse. 
Com enredo juvenil, trata-se da história de dois primos: Nils, doze anos, e Berit, treze, que passam as férias juntos em Fjærland, onde mora Berit, no interior da Noruega. No fim das férias, decidem que continuarão se comunicando por meio de cartas escritas em um diário que seria enviado pelo correio de um para o outro. Aparecem vários mistérios cercando o tal diário, a dupla acaba descobrindo uma biblioteca mágica e movidos pela curiosidade de conhecê-la, se metem em várias confusões.
O livro é dividido em duas partes. A primeira, intitulada “Epistolário” é composta pelas cartas trocadas entre os primos, relatando as ocasionais pistas que descobrem sobre a biblioteca secreta e sobre a misteriosa Bibbi Boken. A segunda, chamada “Biblioteca”, narra a chegada dos primos à tal biblioteca, seu encontro com Bibbi e traz detalhes mais técnicos a respeito da construção de livros.

Sobre os personagens centrais é interessante observar que Nils tem uma imaginação muito fértil, enquanto Berit, apenas um ano mais velha, é centrada e possui uma visão mais concreta das coisas, trazendo o primo sempre de volta à realidade.

Finalizo com uma citação dessa obra que traz uma das melhores definições de “livro” que já vi: "Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente. É incrível, fantástico e mágico que as letras do alfabeto possam formar tantas combinações, capazes de encher enormes estantes de livros e de escancarar-nos um mundo infindo, que continuará a crescer e a expandir-se enquanto houver homens sobre a Terra."

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eclipse total da Lua


O primeiro eclipse lunar de 2011 ocorreu ontem, 15 de junho, foi um belo espetáculo e os brasileiros puderam acompanhá-lo quase que totalmente.
O eclipse lunar ocorre quando nosso satélite natural passa pela sombra da Terra; aos espectadores, parecerá que um disco negro começa lentamente a cobrir a Lua.
No Brasil, foi possível enxergar o evento quando ele já tinha começado. Segundo a Nasa, o evento teve início às 15h22 – horário em que a Lua ainda não estava visível. Às 18h22 tem início a fase do eclipse total, na qual a Lua está totalmente coberta pela sombra da Terra, e se encerrou às 19h02

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tabela periódica cresce com inclusão de mais dois elementos

A tabela periódica ensinada nas escolas acaba de ganhar mais dois elementos químicos.
Reconhecidos como números 114 e 116, eles não foram batizados e por isso não têm nome ainda. Provisoriamente, estão sendo chamados de "ununquadium" e "ununhexium".
A inclusão foi reconhecida por um comitê internacional de químicos e físicos que pertencem ao Iupac (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e ao Iupap (União Internacional de Física Pura e Aplicada).
No total, são 114 os elementos químicos conhecidos. Os de número 113, 115 e 118 não foram aceitos oficialmente pelas evidências e testes não se mostrarem conclusivos.
Os dois novos integrantes são os metais mais pesados da tabela e tiveram que passar por experimentos antes de serem reconhecidos.
Os pesquisadores criaram os elementos a partir de uma colisão de dois átomos produzida em um acelerador e "existiram" por menos de um segundo antes de se separarem.
Fonte: Folha/ciência de 08/06/2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011